FERNANDA CIDRAL
PSICÓLOGA CLÍNICA
ESPECIALISTA - CRP: 08/13813
TEL: (41) 3024-2584
HOME

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

          É muito utilizada para auxiliar o jovem estudante a conhecer melhor os seus talentos e habilidades naturais, seus desejos ligados a projetos de vida e seus potenciais ainda por se desenvolver. O trabalho ultrapassa os limites da orientação vocacional, por propiciar também um maior auto-conhecimento. É focado prioritariamente nas escolhas profissionais e na sensibilização da pessoa sobre a importância da tomada de decisões com consciência (decisão planejada x decisão impulsiva).

     

       A orientação é realizada após entrevistas e análise de atividades e provas em que se investigam aptidões, áreas de interesse, perfil psicológico, histórico pessoal e familiar, bem como habilidades específicas da pessoa. Esses elementos não são vistos como características estanques e, sim, como potenciais passíveis de serem aperfeiçoados e desenvolvidos. Assim, a orientação assume uma perspectiva desenvolvimentista e não determinante ou pontual na vida da pessoa. Também leva em conta o cenário atual, que é de mudanças rápidas e pressões por resultados, envolvendo riscos e oscilações.

         

        Paralelamente à orientação profissional, a pessoa é orientado sobre as oportunidades do mercado de trabalho, aprendendo sobre as aptidões e habilidades necessárias para o exercício das profissões que mais o atraem. É orientando para que conheça, explore e desenvolva suas aptidões, interesses, motivação, atitude e aspirações. Na fase final do processo de orientação profissional o psicólogo deve, também, estimular a pessoa a desenvolver uma estratégia pessoal de tomada de decisões em que sejam identificados e superados os obstáculos que possam surgir ao longo do seu caminho..

ÁREA DE ATUAÇÃO
LOCALIZAÇÃO
CONTATO
QUEM SOU?