FERNANDA CIDRAL
PSICÓLOGA CLÍNICA
ESPECIALISTA - CRP: 08/13813
TEL: (41) 3024-2584
HOME

PSICODIAGNÓSTICO

        É através do Psicodiagóstico que se obtém as informações mais importantes acerca da estrutura e do dinamismo psíquico do paciente, suas funções cognitivas, potencial criativo e outras funções mentais, bem como traços de personalidade que instrumentalizam o terapeuta na formulação de hipóteses diagnósticas mais precisas. Trata-se do processo de avaliação psicológica mais utilizada para identificar, compreender mais amplamente e descrever um determinado distúrbio.

 

       É realizado através de entrevistas detalhadas e minuciosas sobre a história de vida do paciente (anamnese), baterias de testes selecionados em função da queixa apresentada e, quando tratar-se de criança, uma ou duas sessões de ludodiagnóstico. Sua utilização é valiosa em quadros de pacientes poliqueixosos, para esclarecer condições emocionais e intelectuais em crianças, adultos e adolescentes e, particularmente, para efeito de diagnóstico diferencial e distúrbios de aprendizagem. Há, basicamente, dois tipos de testagem: psicométrica e projetiva.

 

O Psicodiagnóstico é composto de duas a quatro fases, dependendo das características do caso, sendo que as fases 2 e 3 podem ser eventualmente suprimidas:

     

ÁREA DE ATUAÇÃO
LOCALIZAÇÃO
CONTATO
QUEM SOU?